quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Poetas Salinenses

A Poesia do Norte de Minas
Lena Guimarães, poeta da cidade de Salinas, no Norte do Estado, é atração do próximo Terças Poéticas, que homenageia Narciso Durães
Lena Guimarães, de Salinas, e Claúdio Bento, de Jequitinhonha, apresentam-se no Terças Poéticas, com leitura de poemas, realização de performance, lançamento de livro e uma homenagem ao conterrâneo Narciso Durães.

Lena lança sua mais recente publicação, Pacto sob outono, e Cláudio Bento apresenta ao público alguns poemas de seu livro Cheiro de Jenipapo (edição do autor, 2008). O projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas é realizado às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através de parceria entre o Suplemento Literário e a Fundação Clóvis Salgado, com apoios culturais da Rádio Inconfidência e da Rede Minas de Televisão. A entrada é franca.

Mulher do Norte
Pacto sob Outono é Lena Guimarães. Com sua inquietude de mulher norte mineira, artista nata daquela distância (da distante mídia, tão cega), fala para o mundo com a linguagem que o coração pode entender. Lena nos envolve com sua escrita quase musical, que parece saída docemente dos lábios daquela gente, do Vale encantado do Jequitinhonha. Me percebo ouvindo vozes, sentindo o cheiro do barro se transformando em arte.” A declaração é do ator e poeta Jackson Antunes, no prefácio de Pacto sob Outono (2006), o mais novo livro de poemas de Lena Guimarães.

A obra, que será lançado na próxima edição do Terças Poéticas, serviu de inspiração para a performance Pacto, realizada pela própria poeta (que também trabalha como atriz), em parceria com o ator João André. Com Figurino confeccionado utilizando sacolas plásticas brancas, Pacto mostra que o interior de Minas é um espaço vivo de poesia em sua explosão de experiências.

Segundo Aroldo Pereira, organizador do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, realizado, anualmente, em Montes Claros, também no Norte do Estado, Lena Guimarães “tem cores e odores, frescor de riacho, de andar descalço na relva, é vibrante, densa e luminosa”. A artista publicou ainda Pelos Campos de Alvarrã (1995), Sempre será uma vez (1998), No Jequi tem Sal (2001).

Narciso Durães
Narciso Durães nasceu em Salinas, Minas Gerais, em 05 de julho de 1955. Publicou O Pássaro de Vidro (1984), Olhos de Itacambira (1986), Círculos de Silêncio & Alguns Ruídos (1987), Poesia Vertical (1990), Cheese-Road (1995), Gerifalte (1997) e Rios do Meu Tempo (2005). Escreveu e encenou Goodophredus (1987). Participou da antologia O achamento de Portugal, organizado por Wilmar Silva. Narciso Durães participará do próximo Terças Poéticas lendo poemas publicados e inéditos, além de falar sobre a sua vida dedicada à poesia.


Argeu Guimarães
Argeu Guimarães nasceu em Salinas, Minas Gerais, em 02 de janeiro de 1965.Poeta e escritor Fundador da Associação dos Moradores do Bairro Nova Esperança.Servidor Público(Eafsal).Publicou Pedaços da Mente , Eu e Esses Meus Guardados,Flores na Chaminé.Membro da Academia de Letras de Salinas-MG.








Nenhum comentário: